sábado, 14 de março de 2009

Himalaio

Origem

Gato Himalaio ou Colourpoint é a mesma coisa. O nome Himalaio é usado na Améria do Norte, por terem uma coloração escura nas pontas, como os coelhos himalaios. Em outros lugares do mundo, como nos países da Europa ele é conhecido como Persa Colourpoint, ou seja, Gato Persa de pêlo longo com coloração nas pontas das orelhas, rabo, nariz e patas. Para se conseguir esta nova raça, foram feitas pesquisas e cruzamentos com Siameses e Gatos Persas de várias cores.

Os primeiros pêlos longos Colourpoints estavam mais próximos dos Siameses do que dos Persas. Todos nasciam com focinho bem alongado, demonstrando que o pêlo curto era dominante. Mas estes filhotes eram portadores de genes Point e de pêlo longo. Quando se fazia o acasalamento "inbreeding", isto é, entre parentes, conseguia-se um filhote próximo da raça desejada. Sabe-se que pesquisadores iniciaram este trabalho por volta de 1920, e só conseguiram melhores exemplares depois dos anos 50, sendo que a raça foi aceita oficialmente nos EUA em 1957. Outro problema bastante difícil de se resolver era a coloração dos olhos, que deveria ser azul. No entanto, como nos acasalamentos havia parceiros de olhos cobres, o resultado não era satisfatório.

Atualmente, a maioria dos países que fizeram um programa de criação, ou seja, acasalamentos seletivos, conseguiram chegar ao padrão desejado desta nova raça. Eles têm todas as características físicas e comportamentais do Gato Persa, acrescentado das cores dos Siameses.

Cores

Existem várias colorações de Himalaios ou Colourpoints. São elas: Ponta Creme (Cream Point), Ponta Lilás (Lilac Point), Ponta Chocolate (Chocolate Point), Ponta Azul (Blue Point), Ponta Marrom (Seal Point), Ponta Azul-Creme (Blue Tortie Point), Ponta Vermelha (Red Point), Ponta Escama (Black Tortie Point), Ponta Escama Chocolate (Chocolate Tortie Point). Todas estas colorações podem ainda estarem associadas a outros tipos de gene, que é o listrado, ou melhor, "Tabby". Logo, teremos Gatos de todas estas cores acima citadas, acrescidas de listras.

Características da Raça

Cabeça redonda e maciça, corpo roliço, pêlo longo macio, com o comprimento da pelagem de até 13 cm, traços do sombreado do corpo nos ombros e nos flancos, cauda curta e grossa, em proporção ao comprimento do corpo, pernas grossas e redondas, nariz curto e largo, cor do corpo: branco magnólia, orelhas pequenas com pontas arredondadas, olhos azuis claros e brilhantes.

Os Colourpoints amadurecem mais cedo do que os outros pêlos longos, refletindo sua ancestralidade Siamesa, desta forma, a sua coloração é mais clara até um ano de idade, depois disto, a tendência é o escurecimento das pontas.
Todos os filhotes Colourpoints nascem com uma pelagem branca pura ou bege. As pontas só apresentam cores quando os filhotes já têm alguns dias de idade e podem levar até doze meses para atingirem a sua verdadeira cor genética.

Temperamento

ão extremamente dóceis, delicados, amáveis e companheiros. Necessitam sempre de atenção e carinho. Embora sejam dorminhocos, como os demais Gatos Persas, uma vez despertos, são bastante brincalhões e ativos.

Gostam de seguir uma rotina diária, de conviver com pessoas da casa, como se fossem membros da família. São limpos, elegantes e possuem uma expressão doce no olhar.
Atualmente, no Brasil, existem excelentes exemplares da raça Himalaio ou Colourpoint. Eles participam de Exposições Internacionais de Gatos de Raça e se classificam entre os melhores, atingindo o prêmio "Best In Show".

Não é mais preciso importar Gatos desta raça. Os Brasileiros Himalaios ou Colourpoints são tão bons quanto os Europeus ou Americanos, portanto para se conseguir um filhote puro, com Pedigree de Legítima Origem, basta consultar Gatis idôneos, que fazem acasalamentos corretos e conseqüentemente têm como resultado belíssimos filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário