domingo, 22 de março de 2009

Manx




Originário da ilha de Man, no Mar da Irlanda, tornou-se no ex-libris da região chegando até a figurar na moeda da ilha
A característica que torna este gato tão famoso e singular ... é a ausência de cauda.
muitas são as teorias uma lenda diz que "quando o último animal embarcou na Arca de Noé, a pressa de partir, fez com que a porta se fechasse muito rápido, cortando a cauda ao gato."
Outras teorias dizem que os gatos na ilha de Man não têm cauda porque um nobre proprietário estabeleceu um imposto sobre o número de caudas em vez de cabeças de animais, e por isso, para não pagar taxa, os donos dos gatos cortaram-lhes a cauda.
Mas a razão mais verosímil explica que isto ocorreu devido a uma mutação genética espontânea, que aparece de longe a longe em gatos de todas as raças, porém, devido ao isolamento (estavam circunscritos a uma ilha) a mutação tornou-se na característica deste animal.
Assim como a razão da "não cauda", a origem histórica destes animais também é discordante. Alguns afirmam que tem origens do Oriente, que num tempo remoto, estes gatos são sobreviventes de um naufrágio em 1588 e nadaram para terra firme na ilha de Man, fixando-se aí. Mas o mais credível é que os gatos tenham origem na própria ilha.
Apenas a derivante "Rumpy" possuí uma total ausência de cauda (existindo apenas uma pequena depressão no local onde a cauda começaria). Depois há os Stumpy , Risers, Longies, conforme o tamanho da cauda.
Ser Rumpy ou ser Longie depende da existência ou não de um gene, se a cria for portadora do gene terá uma cauda completa (longie), uma cauda curta ou residual (riser) ou nenhuma cauda (rumpy). E o engraçado é que numa só ninhada é possível haver gatinhos com ou sem cauda.
É um gato muito resistente, mas está sujeito a algumas doenças e por isso é aconselhável só adquirir gatos desta raça depois dos quatro meses.
Este gato pode ser preto, azul, vários tons de castanho, e a cor dos seus olhos varia de acordo com a cor do pêlo. É um gato com um óptimo temperamento, e adoram água! No entanto, a ausência de cauda traz alguns trabalhos extra para o dono, uma vez que a cauda é um auxiliador na hora de eliminar as fezes, é necessário que o dono deste animal esteja disposto a ter cuidados com a limpeza da zona anal do manx.

Um comentário:

  1. Gostaria muito que você me ajudasse a achar muito esta raça de gato manx. Na imagem em gif mostra uma da cor branca. Eu tinha uma raça desta, mas infelizmente morreu... Por favor, ajude-me a encontrar um gato desta raça....

    ResponderExcluir