domingo, 22 de março de 2009

Porque caem os gatos de pé?

Quem nunca se perguntou - "porque caem os gatos de pé?" que atire a primeira pedra!

Os gatos conseguem sobreviver a todas as quedas, se não todas, pelo menos a sete. Por incrível que pareça, aterram sempre de pé, sobre as suas quatro patas.

Não é necessário fazer testes ao seu gato para tentar perceber este porquê, pois ele já está descoberto. Na base desta fantástica capacidade está a fisionomia do gato. Ele possui um sistema muito rápido, que funciona em sintonia. Os seus olhos, ouvidos, músculos e articulações comunicam entre si através de mensagens nervosas. O cérebro recebe essa informação e relaciona qual a posição da cabeça do gato em relação ao solo, faz as correcções necessárias e permite que o gato encontre o equilíbrio, caindo de pé.

"Quanto maior for a queda, mais tempo o animal tem para fazer ajustes e correcções necessárias. No final, o mais comum é ver o gato cair sobre as quatro patas, as quais absorvem e amortecem o impacto. Mas não é tudo, os ossos dos gatos têm ainda uma enorme elasticidade, só comparável à da borracha. Tudo junto, têm garantido 90% de hipóteses de sobrevivência a uma queda de um 10.º andar."

A Natureza tem coisas fantásticas, não tem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário